quinta-feira, 17 de julho de 2014

Bruschetta

A primeira vez que comi bruschetta foi há quase 30 anos num restaurante italiano que existia no Porto, bem perto de um cinema onde logo de seguida vi o filme Cocoon. Por algum motivo não me recordo do resto da refeição, sei que o que o meu pai pediu era servido num prato de sopa, era branco e verde, parecia uma espécie de creme com aspecto duvidoso, ao qual tive alguma resistência.
Sempre que ia ao Porto com o meu pai, o que acontecia com regularidade, provava uma série de comidas diferentes, italiano, chinês (estava então na moda) francesinha, entre outras iguarias que existiam nos anos 80 no Porto. Não sei propriamente o que me despertou interesse na bruschetta, aliás, penso que deve de ter sido o meu pai a pedir o que eu iria escolher, mas posso garantir que ficou na minha cabeça até hoje, e aqui partilho a minha versão. Apesar de ser considerado uma receita só de entrada, eu vejo-a não só como entrada mas também como uma refeição leve de verão, devidamente acompanhada por uma salada de folhas verdes e um belo vinho branco seco, Thyro, por exemplo.

Ingredientes (para duas pessoas)

4 fatias de pão (pode ser de qualquer tipo, eu gosto de usar o de mistura fatiado)
150g de tomate (pode ser cereja, roma, etc. O importante é parti-lo em cubos)
8 folhas de manjericão
6 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
Parmesão (facultativo)
Sal
Pimenta

Começamos por partir o tomate em quartos, acrescentar o azeite, folhas de manjericão picadas, sal e a pimenta. Envolve-se bem e reserva-se.
Grelhamos ou torramos as fatias de pão, e enquanto ainda quentes, esfregamos as mesmas com os dentes de alho já sem pele de forma a aromatizarmos o mesmo.
Colocamos a mistura de tomate com manjericão por cima das fatias de pão tostado e adicionam-se algumas lascas de parmesão.

Sem comentários:

Enviar um comentário