quarta-feira, 23 de julho de 2014

Tarte de cogumelos

Com a chegada do verão, sucedem-se os piqueniques, que se bem me recordo fazem parte da minha vida desde que me lembro.
Quando era mais jovem, com cerca de 4/5 anos, juntamente com o resto da família fazíamos frequentemente piqueniques no pinhal de Ofir, que fica em entre a Apúlia e a vila de Ofir. O dia anterior era uma azáfama lá em casa, via a minha mãe, e por vezes a minha avó, em preparações todo o dia para que no dia seguinte não faltasse nada.
A receita de hoje não era certamente uma receita que a minha mãe preparasse, no entanto, quando tenho um piquenique, gosto de prepará-la. É simples, rápida e muito saborosa, exactamente como se quer. Neste caso a massa da tarte foi feita em casa, em menos de 1 minuto num robot de cozinha, no entanto podem comprar massa já pronta no supermercado, mas só se for um caso de vida ou de morte.
De qualquer forma, partilho aqui a receita da massa que preparei de forma a tentar convencer os mais sépticos que preparar este género de massa (neste caso a quebrada) em casa é muito mais simples, saboroso e compensador do que aquilo que possam pensar.

Ingredientes para a massa

260g de farinha
1/2 colher de café de sal
125g de manteiga gelada partida em cubos
1 gema de ovo
2 colheres de chá de sumo de limão natural
1 colher de sopa de água gelada
1 colher de sopa de cebolinho seco

Há duas formas de preparar esta massa, à mão ou com a ajuda de um robot. Eu preparei com o robot de cozinha no entanto há alturas em que me apetece meter as mãos na massa.
Se optarem pelo robot, colocam a farinha e sal e agitam durante 1 segundo. De seguida acrescenta-se a manteiga partida em cubos e voltam a misturar até que obtenham uma textura de areia. Finalmente, pelo funil do robot de cozinha, adicionamos o cebolinho, gema de ovo, sumo de limão e a água.
Finalmente, com as mãos enfarinhadas, colocamos a massa numa tábua de cozinha e amassamos por segundos formando um disco. Envolvemos em película e reserva-se no frio por cerca de 30 minutos antes de se usar.
Depois dos 30 minutos, retira-se a massa do frio e estende-se com a ajuda de um rolo da massa numa superfície polvilhada com farinha, até obtermos uma massa com espessura de 1/2cm e diâmetro suficiente para cobrir uma forma de tarte.
Untamos com manteiga o fundo da forma de fundo amovível. Colocamos a nossa massa já estendida e ajustamos com os dedos à forma, removendo os restos de massa que não forem necessários.
Pica-se o fundo da tarte com um garfo, para evitar que a massa empole.
Recortamos uma folha de papel vegetal com o diâmetro do fundo da forma e colocamos em cima da massa.
De seguida, enchemos o cavidade (que seria para o recheio) com feijões secos e coloca-se no forno por cerca de 10 minutos.
Retiram-se os feijões e a folha de papel vegetal e coloca-se no forno para cozer mais 10 minutos, altura em que se coloca o recheio da tarte e se volta a cozer mais 30 minutos.
Caso prefiram preparar a massa à mão, começam por amassar a farinha com a manteiga até formar uma massa com textura de areia. Abrem uma cavidade nesta massa e acrescentam os restantes ingredientes.
Amassa-se bem esta mistura e estendemos a massa numa superfície enfarinhada (isto quer dizer que a superfície onde vamos trabalhar a massa tem farinha suficiente para a massa não cole).
O restante procedimento é igual ao procedimento da massa preparada no robot.


Para o recheio

200g de cogumelos lavados e fatiados
1 cebola média picada
3 tomates secos picados
4 colheres de sopa de salsa picada
2 ovos
250g de queijo ricotta
30g de farinha
3 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta moídos na altura

Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Começamos por fritar a cebola no azeite, até que esteja transparente, adicionamos os cogumelos, tomate seco e deixamos cozer.
Entretanto, numa taça, batemos o ricotta com os ovos e adicionamos a farinha, envolvemos bem.
Quando os cogumelos estiverem cozidos, adicionamos a mistura (de ricotta, ovos e farinha) juntamente com a salsa, pimenta e sal e batemos até que tudo esteja bem envolvido.
Finalmente, colocamos o recheio na tarde e colocamos no forno por cerca de 30 minutos.
Deixar arrefecer e polvilhar com salsa picada.

1 comentário:

  1. Estou inteiramente de acordo contigo! Hoje em dia faço sempre a massa quebrada em casa, e no meu próximo post (que já está preparado para sair na sexta-feira), vou mostrar outra massa que a partir de agora tb vou fazer sempre em casa :D
    Adoro piqueniques!
    Beijinhos *

    ResponderEliminar