quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Bolo de alheira

Na minha infância era comum fazermos piqueniques ao final de semana.
Frequente era também o destino, pinhais perto de praias, algures entre Viana do Castelo e Vila do Conde.
Eu adorava estes dias, recordo-me que havia mil objectos que apenas eram usados naqueles dias, cadeiras em tecido e madeira, redes para fazer uma sesta, mantas, geleiras com cores gritantes e até uma mesa amarela, que se transformava numa espécie de mala que se transportava para qualquer lado. A par com todas estas preciosidades estavam, claro, as iguarias gastronómicas preparadas pelas mulheres da minha família, a minha avó, as minhas tias e, por vezes, a minha madrinha.
A maior parte das iguarias que se preparavam para um piquenique eram frequentemente repetidas, mas a bola de carne da minha avó era sem sombra de dúvidas uma das mais apreciadas.
Eu confesso que ainda não estou totalmente confiante com a minha e, para a substituir nos meus piqueniques, pensei que seria uma boa ideia um bolo salgado de alheira e Ricotta que é, também, mais fácil e rápido de preparar.
É mesmo muito frequente eu preparar bolos salgados cá em casa uma vez que são uma óptima opção quando queremos fazer uma refeição rápida e económica. Pode comer-se frio e sobretudo são muito, muito saborosos nas suas mais variadas versões.
Neste caso usei o Ricotta que dá ao bolo uma textura mais pesada, mais consistente e húmida. Se não quiserem usar este queijo, podem substituir esta quantidade por 1 ovo a mais e 150 a 200 ml de leite, por vezes depende da qualidade da farinha.
Os temperos e legumes que usei podem ser substituídos pelas mais variadas combinações, escolhi estes mas são apenas uma sugestão, explorem outros sabores e partilhem resultados.

Ingredientes

1 alheira de caça de boa qualidade, prefiro as de Mirandela
1 embalagem de azeitonas verdes partidas em pedaços
1 tomate seco triturado
1 colher de sobremesa fermento em pó
1 queijo Ricotta com cerca de 250g
2 ovos
1 colher de café de sal
1 colher de café de pimenta preta
2 raminhos de alecrim
2 colheres de sopa de queijo Parmesão ralado
225g de farinha
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de sementes de girassol
1 forma de bolo rectangular de 25x10cm untada com manteiga e carolo de milho (podem usar farinha)

Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Começamos por retirar o recheio da alheira que de seguida fritamos por cerca de 5 minutos numa caçarola. Reservamos.
Batem-se os ovos com o queijo Ricotta, acrescenta-se a farinha, fermento, sal e pimenta e bate-se para homogeneizar.
Acrescentam-se as azeitonas, tomate, Parmesão, alheira e o azeite e bate-se bem até obtermos uma massa consistente e bem homogénea.
Se acharem que a massa está muito densa, pode acrescentar-se um pouco de leite.
Verte-se a massa para a forma, adicionamos as sementes de girassol e o alecrim, como se pode ver na foto, e colocamos no forno por cerca de 45 minutos, sendo que poderá variar um pouco.
Para confirmação pode fazer-se o teste do palito, que consiste em perfurar o bolo com um palito e verificar se este sai limpo ou com massa agarrada. Se sair com massa ainda não estará cozido, se sair limpo está pronto.
Ressalvo que pelo facto de usarmos ricotta este bolo não será seco, pelo contrário, fica sempre um pouco húmido.


1 comentário:

  1. Que magnífico aspeto Romeu!!! Adoro alheira e adorei esta sugestão.

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar