domingo, 10 de agosto de 2014

Tortilha

Este prato foi com toda a certeza um dos top 10 mais preparados nos meus tempos de faculdade. Como principais motivos apontam-se o factor económico (logo em primeiro) e o factor "tempo" porque é super rápido. Pode parecer para muitos um prato menos "nobre" mas para mim, a melhor comida é mesmo a mais simples.
Pode assumir várias versões, começando com uma versão base (a da receita que vos mostro) até algumas mais requintadas onde se usam trufas e óleo de trufa para cozinhar com ervas, legumes, carnes, peixes, etc.
De facto é uma receita versátil, liga bem com qualquer ingrediente, mas que resulta lindamente quando apenas usamos batatas, cebolas e ovos como elementos principais.
Apesar de já ter servido esta receita como uma entrada, para mim, é um prato principal mas que aqui sugiro para um piquenique, porque resulta extremamente bem quando comida fria, com umas fatias de pão de mistura... pode mesmo ser o paraíso.
Quem me ensinou a "arte" de uma boa tortilha foi a Marisa que morava na mesma residência de estudantes que eu e um dia foi feito um jantar apenas de tortilhas, eu, modéstia a parte, fui o melhor aluno, não estivessem todos os outros apenas interessados em comer...

Ingredientes (para 2 pessoas)

5 ovos batidos
3 batatas novas com pele (400/500g)
1 mão cheia de rúcula semi-triturada
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
1 malagueta vermelha picada
100ml de azeite
Sal e pimenta moída na altura

Numa frigideira colocamos o azeite em lume médio.
Lavamos as batatas e fatiamos em rodelas com cerca de 2mm de espessura (não necessitam ser tão exactos) deixando a pele nas batatas.
Acrescentam-se ao azeite e fritam-se até que comecem a ficar douradas, altura onde acrescentamos a cebola e o alho, e deixamos fritar mais 4/5 minutos.
Numa taça, batemos os ovos com a rúcula, malagueta, sal e pimenta.
Juntam-se os ovos em cima das batatas, como se fossemos fazer um crepe, rodando a frigideira de forma a que os ovos se espalhem uniformemente. Deixamos cozer uns 2/3 minutos e colocamos um prato em cima da frigideira de forma a que fique toda coberta. Viramos a frigideira ao contrário, de forma a virarmos também a tortilha, e ficamos com o prato na mão pressionando a frigideira. Passamos a tortilha logo de seguida do prato para a frigideira, apenas deixando que escorregue, e frita em lume brando mais 3 minutos.
Finalmente, voltamos a colocar o prato (que ira à mesa) em cima da frigideira e voltamos a tortilha de forma a que a parte que fica visível tenha sido o ultimo dado a fritar, é sempre o mais bonito.
Para melhor apreciarem uma tortilla acompanhem com uma boa salada verde e um copo de um belo Rosé.

Sem comentários:

Enviar um comentário